Patrimônio e Preservação

O patrimônio natural está entre as maiores riquezas da Reserva do Paiva. Visando manter a beleza da orla, a integridade dos manguezais, a preservação da Mata Atlântica, dos rios e das espécies vegetais nativas, a AGRP segue a Declaração de Sustentabilidade da Reserva do Paiva, onde é firmado o compromisso dos empreendedores com a relação harmoniosa com o meio ambiente e com a sociedade do entorno.

Na prática, a AGRP atua cuidando desse patrimônio através, por exemplo, de ações como coleta de resíduos nas praias e realização de projetos socioambientais que promovem o empoderamento das comunidades vizinhas. Por mês, cerca de uma tonelada (1t) de plástico, lata, vidro e papelão é coletada das praias. Quase todo esse material é destinado a projetos sociais da própria Associação, assim como à Cooperativa de Catadores (ProRecife).

Outro patrimônio muito bem preservado é a própria infraestrutura do bairro. Varrição de vias públicas e manutenção do paisagismo são atividades realizadas frequentemente.